Sunday, April 09, 2006

Cultural exchange

Sempre achei que troca de cultura seria algo meio dificil. Mas estou vendo que eh possivel. E esta sendo mais facil do que eu imaginava. Familia Judia Ortodoxa. Eu tinha um certo receio, achava que eles eram radicais e nao faziam nada no dia de Shabbat. A minha familia segue e respeita as tradicoes. E aprendo muita coisa com as criancas.
Falando em criancas, as daqui sao bem disciplinadas. Tem hora pra dormir, hora pra assistir televisao, hora pra fazer licao de casa, hora pra brincar no quintal...coisa que no Brasil nao existe. Eu acho interessante o quao facil eles se adaptam a uma estranha morando em sua casa! Se fossem minhas irmas, ficariam bem timidas por um tempo. Essas daqui nao!!! No primeiro dia ja vieram me dando beijos, carinhos, abracos. Sera que eh por isso que as criancas americanas vao parar numa caixa de leite? Meus pais sempre me disseram que eu nunca seria sequestravel. Eu era mal humorada e rabujenta. Nao ia com ninguem que nao fosse da minha familia. Enfim...
Acho que os brasileiros que vem pra ca tambem sentem essa diferenca e logo se adaptam ao jeito de ser americano. Os americanos sao muito amigaveis. Eles conversam com voce 5 minutos e ja se acham seus melhores amigos. E parece que nos, imigrantes, tambem passamos a ser meio assim. Ontem, por exemplo, peguei um email de uma das meninas que moram aqui perto. Ela deixou o telefone da casa dela. Eu liguei. Ficamos 2 horas no telefone falando da vida. Cara, eu NUNCA vi a menina e vice versa. Mas parecia que nos conheciamos ha anos! haha. No Brasil isso nao acontece. Obvio, somos todas carentes aqui. Deixamos nossas vidas para tras no brasil. Estamos praticamente sozinhas! Isso contribui para a aproximacao relampago entre as pessoas. Sei la, parece que tudo nos EUA acontece na velocidade da luz... e minha experiencia abroad diz que nao acaba com a rapidez que comeca, pelo menos para nos brasileiros. Aqui, as amizades se tornam prioridade nas nossas vidas. Precisamos delas mais do que qualquer coisa. Acho que essa carencia eh algo que nos brasileiros temos em comum!!! tomo como exemplo, amigos que fiz na California em 1994 e que, hoje, continuam sendo como familia pra mim. Foram 2 anos de convivencia e 10 de distancia e, mesmo assim, estao ali pro que der e vier.
Acho que essa Cultural Exchange (facilidade de se fazer amigos dos americanos versus conceito de amizade verdadeira dos brasileiros) deveria ser espalhada para o resto do mundo... nao sei como funciona nos outros paises mas, como onde eu moro existem meninas do mundo inteiro, posso aprender um pouquinho!
Bom, meu host father acabou de se enfiar num car accident com os gemeos e eu fiquei aqui com o mais velho. e a mae esta doente, para complicar ainda mais a minha vida. Detalhe: hoje eh meu day off. Ou ERA ne hahaha.
Nao vejo a hora de comecar a estudar!!!!
Filme do dia: Scenes from the Mall, de Woody Allen.

5 comments:

Anonymous said...

maaaaaaaaaaaaaaaaaa

vc pode fazer novos amigos sim. eu deixo.
mas eu sou PRIORIDADE!!!!!!
haha.
ciumes ai ai.
bjo
giose

Anonymous said...

filme do dia V de Vingança!

o david se juntou a mim e a alê pra os nossos sunday movie sessions!

e chegando no andar do filme, ele pega e começa uma frase com "Já pensou se..."
hahahahaha
daí pra frente vc saber q pode sair qq coisa daquela boca neh!!

enfim, a cada 2 coisas q agente falava pelo menos 1 tinha a ver com vc ou agente lembrava de vc!

já deu de férias no USA neh??
=P

bjoss!!

Anonymous said...

Amor, tenho milhões de coisas para te falar. Você vai estar em casa que horas? Me avisa. Beijo!

carol said...

Comprei "Sem Notícias de Deus", com o Gael... Quando vc voltar eu penso se deixo vc ver hehe.
bjo

Anonymous said...

Whoa!
Glad to know you´re at least having fun with the cultural changes! :)

I miss you! Luv ya girl!