Thursday, October 23, 2008

Lições aprendidas até agora

Estava lendo a revista Parents que eu, sei la pq, assino há mais de um ano, e notei que posso aprender muitas coisas com ela, como: grifes bárbaras de bebê, como criar bons hábitos alimentares em crianças, o que NÃO pedir na lista de chá de bebê...esse mês tem um teste: Will you be a Paranoid Mom? Segundo o resultado obtido, eu serei uma mãe normal mas nunca se sabe...
Enfim, a razão pela qual que leio e sigo muitas das coisas que a revista diz é pq eu só sigo o que eu quero e concordo. O que eu acho babaquice ou fora dos meus padrões, eu simplesmente viro a página. Isso tem sido difícil de fazer na vida real. Virar a página para os milhões de comentários feitos por milhões de pessoas, estranhas, ou não, sobre o que devo comer, beber, respirar, que horas deverei amamentar, como dormir, etc,etc. Não dá! Você tem que ouvir, calar a boca e fingir que concorda, por mais absurda que a sugestão da fulana possa parecer porque senão causa conflitos e MAIS comentários do tipo: nossa, será que ela não está feliz com a gravidez? Nossa, os hormônios estão acelerados não? Nossa, relaxa menina, vc vai ser mãe!
Outra coisa abusivamente irritante: utilizar adjetivos como "Enorme", "Gorda", "Peituda", "Paranóica"... nós estamos GRÁVIDAS, a barriga VAI ficar enorme, a gente VAI ficar gorda e peituda, mas please...vc não chega na sua amiga que engordou uns quilinhos nas férias e diz: "Nossa, vc está enooooooooorme!" Porque raios as pessoas se sentem confortáveis dizendo isso pra uma grávida cujos hormônios e auto-estima estão totalmente abalados?
E mais: dar palpite no nome que nós escolhemos para nossa futura cria. Cara, se você não gosta, keep it to yourself. Igual falar que a tatuagem que alguém acabou de fazer é horrenda. Tipo HELLO-OW, a filha é minha, quando você tiver a sua, põe o nome que você quiser, que saco!
Conselhos estéticos também são bastante irritantes. "Sua mãe teve estria?", "Você tá passando creme né?", "Cuidado pra não engordar muito, controle-se". Mais uma vez eu digo: Você fala pra sua amiga que está de regime se esforçando pra perder um quilo se controlar? O que que vai acontecer com ela se ela perder o controle? Vai engordar, puft. Nós, as grávidas, vamos engordar de qualquer jeito. Nós, grávidas, temos mais chances de ter estrias e não há muita coisa a fazer ué...a barriga está esticando - eu sinto como se fosse rasgar a qualquer momento - tem uma porra de uma VIDA aqui dentro. Meu corpo não está acostumado com isso, o seu está??? Acredito que não.
Para finalizar o meu desabafo e o de inúmeras grávidas com quem conversei a respeito e todas dizem concordar, fica o pensamento: É muito fácil encher a grávida de conselhos, palpites, comentários desnecessários e críticas, e quando a gente surta, a negada põe a culpa nos HORMÔNIOS ALTERADOS. Faça me o favor né!!!!

2 comments:

Giose said...

eh normal as pessoas perguntarem, se interessarem em saber se vc ta bem, se o bebe ta bem e eu tenho certeza q ninguem faz por mal nao. dao conselhos pq acho q vao ajudar em alguma coisa, acho q nao querem te irritar. e eu so perguntei se sua mae tinha estria por curiosidade mesmo, pq japoneses geralmente tem uma pele muito boa. curiosidade pura e simples, nao foi pra ofender nao. e acho q quem falou "se controla" fui eu, na verdade sem nenhuma maldade mesmo, pq eu sei como e dificil depois perder os quilos, mas enfim, espero q sua barriga aumente cada vez mais pq isso e sinal de q a pequena ta virando grande e ta com saude, o resto eh resto. isso e o mais importante. gravidez e igual a barrigao, se nao nao e gravidez!

Cátia said...

Ah florzinha. Isso tudo faz parte do pacote GRAVIDEZ. É foda ouvir sobre sua forma física, mas acredite quando dizem que você tá ainda mais bonita. Porque ficamos mesmo. Aliás, você tá linda! DE a barriga finalmente apareceu. E a Gi tá certa, todo mundo quer de alguma forma ajudar e eu sei sim que enche o saco. Sabe o que lembrei hoje? Quando eu descobri que tava grávida e liuei pra te contar e você me perguntou se era pra ficar feliz ou deseperada. hahaha
VicÊ sabe agora que é pra ficarr feliz, apesar do medo e de todas as mudanças. Tudo vale a pena Má e mesmo ouvindo conselhos, lendo revistas, só quando a Naomi pular é que você vai saber - ou não - o que fazer, mas vai se sair bem! Beijo beijo beijo!