Tuesday, October 28, 2008

Conselhos Americanos vs. Brasileiros

Viver num mundo globalizado, ainda mais quando se tem uma cultura, e passa a vivenciar outra, é complexo. Agora que estou com um bebê assando no forno, tudo se torna mais difícil. Por exemplo: aqui os médicos mandam não comer peixe e chá verde. Limitar a uma vez por semana. No Brasil os médicos dizem que é excelente para o bebê, e que é para comer o máximo possível. Aqui o ideal para se engordar durante a gravidez são 15kg. No Brasil, são 12. O uso do aspartame e outros tipos de adoçantes não são controlados pelos americanos; para os brasileiros sim.
Para previnir estrias aqui se recomenda o uso de manteiga de cacau. No Brasil, óleo de amêndoas.
Bom, aí tem o parto: normal ou cesária? Bom, no Brasil qualquer probleminha, por menor que ele seja, da-lhe cesária. Aqui não. Pros médicos fazerem cesária, a mulher tem que praticamente entrar em coma.
Eis que nasce a criança. No Brasil a licença maternidade é de 6 meses. Aqui são 4 meses NÃO REMUNERADOS. Algumas empresas "legais" feito o TV Guide tem um benefício que tira uma parte do seu salário e coloca num seguro de doença para ser usado caso você precise se afastar por um longo período de tempo. Parir é um caso em que você pode usar este seguro. Nesse super benefício, vc recebe 70% do seu salário por 1 mês para partos normais, e 1.5 meses para cesáreas urgentes (se vc OPTAR por cesárea, não tem direito a mais tempo). Aí você pode usar as férias que tem acumuladas para ficar mais tempo em casa. Ou seja, pra quem precisa trabalhar, feito eu, só pode ficar em casa curtindo a cria por no máximo 2 meses. Aí vai para a creche: $800 a $1200 doletas por mês para crianças de 2 a 12 meses, é a média de preços destes lugares repletos de alegria e infecções. Se não estiver contente, contrate uma babá por uma média de $500 doletas POR SEMANA.
Quando o seu filho tiver 5 anos, você sente o alívio. Ele vai pra escola. E eu digo alívio CASO você more em uma região decente do estado que ainda tenha um ensino público livre de gangues e afins. Senão, minhas amigas, é escola particular: 17 a 20 mil dólares POR ANO. Claro que aí no Brasil o ensino público é ainda pior e tals...mas pelo menos as particulares variam de preço para cada tipo de bolso! '
Aos 5 anos, nós, pais conscientes, já temos que ter investido na poupança do pequeno (a). Afinal, quando ele(a) fizer 18 anos, lá se vão 20 a 40mil doletas por ano de faculdade. Faculdade pública? ha-ha-ha. Ou tem a outra opção, mais religiosa: Ajoelhe e REZE pra sua cria ser um esportista requisitado, ou um crânio científico, para que você consiga uma bolsa auxílio em boas faculdades. USP e UNESP, que saudade de vocês!!!! Até a mensalidade absurda que eu pagava no mackcu é fichinha perto do que terei que desembolsar com a pequena Naomi...
Tudo isso enquanto você paga uma hipoteca bizarra até o dia de sua tão sonhada aposentadoria. Ah, mas para isso, por favor, previdência privada hein galera! Pq se for depender de INSS, vai morrer trabalhando no Taco Bell! Só pra finalizar: mantenha o seu convênio médico SEMPRE autalizado. Saúde pública neste país é inexistente. Da última vez, a conta do meu simplses raio x veio 3mil dólares. Fica a dica.
Portanto meus caros amigos, antes de imigrar para vivenciar o "american way of life", pensem se vão querer ter uma vida comparável com a que tem no Brasil. Se quiserem, eu pensaria duas vezes :)

3 comments:

Cátia said...

Ow, posta fotos dessa pança aí!!!
Fica regulando essa mixaria...
Beijo!

Anonymous said...

Oi, Cátia! Descobri seu blog googleando por aí. É bem verdade tudo que você disse sobre o sistema de saúde americano. Aqui sem seguro de saúde (um bom), você vai pro saco. E escola é outro problema. Acho incrível a lógica deles: se o bairro é bom ($$$) a escola pública também é boa porque os ricos pagam mais impostos, mas se você tem a infelicidade de ser pobre e paga menos impostos então seu filho vai enfrentar escola pública ruim. Se não tiver gangue já sai no lucro. Achei isso louco quando cheguei aqui e meu marido explicou. Outra coisa, e as banheiras para dar banho no bebê na pia da cozinha? rs... Quase morri quando me contaram isso! Ouvi também dizer que eles não dão banho no bebê nos primeiros dias. Afe! Vi que você está grávida e sua filhinha está quase chegando. Que seu parto seja tranquilo e sua menina nasça com muita saúde. Abraço!

Anonymous said...

Ups, Marília... Desculpe!