Tuesday, June 03, 2008

Ditados Populares

A vida de casada, semi dona de casa, e mãe de família (Yumi é minha filha, eu hein!) me faz filosofar sobre assuntos corriqueiros e sempre comentados, porém nunca antes analisados pela minha pessoa. Em uma conversa boba, enquanto tomávamos nosso café da manhã diário às 8h30, a conversa girava em torno da Hanna Montana. As mães sempre insistindo que as suas filhas não assistem isso. Ou os filhos que NUNCA, jamé, ganhariam um video game que instiga a violência. Aí, a filha chega em casa com modos suspeitos e a primeira frase que sai da boca de 100% das progenitoras é "aprendeu na escola". Ou o filho leva uma advertência porque resolveu praticar os golpes do "inofensivo e bonitinho" Dragon Ball Z no coleguinha e, ao ser questionada pela vizinha porquê a criança está com a testa rachada, a resposta da mãe é "Foi na escola. Apanhou dos amiguinhos pq ele é muito frágil".
Assim fica difícil. Como iremos encontrar o culpado por este tipo de comportamento infanto-juvenil, se TODOS eles aprenderam na escola? Quem ensina? A professora? Não creio. Sei lá, mas se um dia eu der de cara com o pirralho que bateu no meu filho ou a fedelha que mostrou pra minha filha a importância de se ter uma bolsa da Gucci aos 4 anos, eu darei para ele(a) um pirulito de ouro. Porque esse tipo de criança é foda. Enganou pais e mães por gerações e gerações. Fez com que a frase "Aprendeu na escola" se tornasse um ditado popular com variações como "Pegou piolho na escola" - não no quintal que os veadinhos vem comer grama -"Pegou uma griiiipe na escola". TUDO na vida da criança se pega na escola. Se a escola é tão ruim assim, pq será que é tão importante, não é? Afinal, outra frase comum de mães e pais por aí é "Fui eu que ensinei". Ok, então quer dizer que, o que é porcaria o pentelho(a) aprendeu na escola; o que é bom foi o pai (mãe) que ensinou???? tsc,tsc,tsc.
À partir de hoje eu estou buscando America's Best Child. Aquele que conseguiu generalizar o mau comportamento e sair impune por anos, talvez a infância inteira! Será que encontrarei um INDIVÍDUO, ou uma GERAÇÃO de pentelhinhos?
Fica a dúvida: o que veio primeiro? Os pais ou os coleguinhas? Os coleguinhas ou os pais?

enfim, meu cérebro cansou, deixa eu voltar pro trabalho.

1 comment:

carol said...

Post filosófico sobre educação de crianças, seria algum sinal do que vem por aí?
hehe